392 online
Super Speedway - O Site dos Amantes da Velocidade
» Home

 
» Destaques 
» Só Notícias 

» O Fim de Semana
» Próxima  Semana

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter

» Categorias 
Todas categorias
Dakar
DTM
Fórmula 1
Fórmula 2
Fórmula E
GP Macau
IndyCar
Indy Lights
Motos
•• MotoGP
•• SuperBike
Nascar
•• Nascar Cup
•• Nascar Series
Rali (WRC)
Stock V8


» Seções 
Agenda
A Semana
Brasil no Exterior
Ayrton Senna
Calendário
Curiosidades
F-1 x Indy
F-1: Mundiais
Fotos
Indianápolis
Mestres da F-1
Notícias

 


» Destaques 

Horários da IndyCar
Horários da F-1
Os Títulos de Rossi
Le Mans: História
Dakar: Entenda
Nascar: Chase
Mais...

» Históricos 

Rali Dakar
DTM
Fórmula 1
F-3 Inglesa
F-3 Masters
GP-2
IndyCar
Indy Pro
Motovelocidade
Nascar
Stock Car
WRC




| F-Um | GP-2 | Champ Car | Atlantic | IRL | Indy Pro | Nascar | MotoGP | Rali | WRC |
| F-3 | Stock | Renault | Truck | DTM | WTCC | A1GP | Turismo | Gran-Turismo | Fórmula |


© 1997 a 2017 - SUPER SPEEDWAY - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - GRUPO PYPBR.com



Destaques da Velocidade
.:: Destaque sobre a Motovelocidade ::.     « Busca Destaque »
Todos os Títulos de Valentino Rossi
     (destaque incluído em 16/02/2011 - 10:05)
 
Valentino Rossi já tinha garantido o estatuto de lenda antes mesmo da 
conquista do título da MotoGP deste ano em Sepang, mas a confirmação 
do nono título, em todas as classes da Motovelocidade, aumentou ainda 
mais seu prestígio.

Estamos começando uma série, que colocaremos neste mesmo espaço, 
contando um pouco de cada uma dessas conquistas. Vamos à primeira de 
todas elas:


Primeiro Campeonato, nas 125cc:

Passaram-se já 14 temporadas desde que o italiano estreou nas 125cc, e 
foi nessa mesma categoria que conquistou o primeiro Campeonato do 
Mundo no ano de 1997, quando tinha 18 anos de idade. 

Em sua segunda campanha Rossi venceu 11 Grandes Premios – foram 13 
pódios no total – e garantiu o título correndo com a Aprilia.

Foi em Brno, onde terminou em terceiro atrás de Noboru Ueda e Tomomi 
Manako, que Rossi foi coroado Campeão de 1997, de forma bem 
antecipada, quando ainda faltavam três corridas para o final da 
temporada. 

A celebração do jovem italiano deu uma ideia do que estaria para vir 
ao correr nas pistas com um número 1 gigante preso às suas costas. 

Valentino Rossi tinha apenas chegado. Muito mais estaria ainda por 
vir...

O Título de Rossi nas 250cc

Valentino Rossi precisou de uma temporada para se acostumar às 250cc, 
tal como já tinha acontecido nas 125cc, antes de garantir o Campeonato 
do Mundo, mas na temporada de estreia na categoria intermédia o vice-
campeonato foi um resultado impressionante na primeira tentativa de 
levar a taça.

Tendo terminado em segundo atrás de Loris Capirossi em 1998, no ano 
seguinte Rossi bateu o compatriota italiano – que terminou em terceiro 
na geral – com Tohru Ukawa ficando em segundo.

O Rio de Janeiro foi o local onde Rossi obteve o segundo Campeonato do 
Mundo, isto numa temporada onde somou nove vitórias e um total de 12 
pódios com a moto da Aprilia. Ao terminar a corrida de Jacarepaguá na 
primeira posição, com Ukawa e Capirossi completando o pódio, Rossi 
tornou-se campeão com uma prova de antecipação.

Para dar mais força à sua crescente reputação, os festejos do jovem de 
20 anos foram com um “Anjo da Guarda” em sua moto.


O terceiro título de Rossi - no fim das 500cc na MotoGP

Quando Valentino Rossi chegou à categoria máxima da Motovelocidade já 
tinha criado um padrão e não se tratava apenas de vitórias.

Tal como tinha feito nas 125cc e nas 250cc, o homem de Tavullia 
necessitou apenas de uma temporada na categoria antes de conquistar o 
Mundial no segundo ano.

A entrada de Rossi nas 500cc com a Honda viu-o lutar diretamente com 
Max Biaggi e a rivalidade entre ambos foi memorável. Terminando em 
segundo na temporada de estreia, um lugar à frente de Biaggi, Rossi 
conquistou o Campeonato no ano seguinte, com os compatriotas italianos 
Biaggi e Loris Capirossi em segundo e terceiro, respectivamente.

Garantindo o título de 2001 em Phillip Island com uma vitória e 
batendo Biaggi sobre a linha de chegada por apenas 0,013s, a temporada 
de Rossi com 11 vitórias (13 pódios no total) fez dele o último 
Campeão do Mundo de 500cc da história com duas corridas ainda pela 
frente e marcou ainda o início de uma sequência de cinco títulos 
consecutivos na categoria principal.


Os anos Honda de Rossi
O ano de 2002 foi o primeiro das motos com motores de 4 tempos na 
MotoGP, mas isto não fez nenhuma diferença para Valentino Rossi, que 
continuou vitorioso na nova era da categoria máxima da Motovelocidade, 
depois de ter conquistado o Campeonato do Mundo das 500cc na temporada 
anterior.

O segundo título dentro de uma sequência de cinco consecutivos, na 
categoria máxima, para Rossi surgiu no Rio de Janeiro, numa temporada 
em que Rossi somou 11 vitórias e esteve no pódio em 15 das 16 corridas 
disputadas – a única exceção foi o GP disputado em Brno.

A temporada seguinte seria a última de Rossi com a Honda e terminou a 
ligação com muito estilo ao terminar no pódio em todas as corridas de 
2003. 

Pelo caminho venceu nove corridas, garantindo o título em Sepang 
(Malásia) com um desses triunfos e o lema das suas celebrações 
foi “Condenado a vencer”.


Os anos Yamaha de Rossi
A mudança da Honda para a Yamaha não atrapalhou o ritmo de vitórias de 
Rossi, já que ele garantiu desde logo os quarto e o quinto títulos na 
categoria máxima da Motovelocidade, agora com a Yamaha.

Sem perder tempo na adaptação ao protótipo Yamaha, Rossi ganhou a 
primeira corrida de MotoGP na temporada de 2004 com a sua nova máquina 
em Welkom e somou 11 pódios – incluindo nove vitórias – a caminho da 
glória. “Que espectáculo” foi o slogan na sua camiseta quando 
conquistou o título em Phillip Island.

No ano seguinte ganhou mais uma coroa e apresentou mais uma memorável 
festa. A Branca de Neve e os Sete Anões juntaram-se a Rossi na pista 
de Sepang para o ajudarem a celebrar o sétimo título Mundial numa 
temporada em que somou 11 vitórias.

“Desculpem o atraso” foi o lema da festa em Motegi em 2008, com Rossi 
recuperando o título depois de dois anos em que batido por Nicky 
Hayden e por Casey Stoner, respectivamente. Nove vitórias e um total 
de 13 pódios são os números que o levaram ao oitavo Campeonato do 
Mundo.

Aos 30 anos o sucesso parecia não se afastar de Rossi, com o italiano 
lutando diretamente com o competitivo rival e companheiro de equipe 
Jorge Lorenzo ao longo de 2009 para garantir o nono título Mundial em 
Sepang com o slogan desta vez sendo “Galinha velha dá boa sopa.”

Mas a temporada de 2010 praticamente começou com uma forte queda de 
Rossi, no GP de Le Mans (França), que o manteve afastado das pistas 
por quatro GPs, e sofrendo ainda dores no ombro ferido por toda a 
temporada. Mesmo assim ainda assegurou a terceira colocação final.


Os anos Ducati de Rossi
A mudança da Yamaha para a Ducati aconteceu perto do final da 
temporada de 2010. Os anos Ducati de Rossi, que começarão em 2011, com 
o piloto já atingindo a idade de 32 anos (16 de fevereiro), são uma 
completa incognita.

Primeiro por que a Ducati não está no mesmo nível da Yamaha ou da 
Honda, segundo porque Rossi ainda sente dores em seu ombro, tanto que 
declarou no início do ano, que perdia quase 0,5s por volta, por causa 
das dores.


| Destaques Recentes | Últimos 60 Destaques |

Veja também:
 » Outros destaques das Motos

 » Todas as categorias de Fórmula
 » Todas as categorias de Fórmula 3
 » Todas as categorias de Fórmula Renault
 » Todas as categorias de Carros Turismo
 » Todas as categorias de Gran-Turismo
 » Todas as categorias de Motos
 » Todas as categorias de Rali
Calendário das Provas
Veja os calendários das categorias em destaque em nosso site, e não perca nenhum dos eventos das suas categorias preferidas
Os Melhores de Indianapolis
Conheça todos os pódios e poles da famosa prova das 500 Milhas de Indianápolis, uma das mais famosas de todo o mundo
Agenda de Corridas
A agenda completa desta semana inclui o horário de treinos e corridas. E em que TV cada prova estará passando Ao Vivo
Biografias de Pilotos
Os grandes números e os destaques da carreira de mais de 1.310 pilotos, das maiores categorias dos esportes à motor
Todas as Estatísticas
+35 estatísticas dos Esportes à Motor: F-1, Indy, Nascar, F-3, DTM, Stock, Motos, Rali, F-Truck
 
        
» Recomendamos também visitar as seções:
• Seções
  As Categorias
  Curiosidades
  Destaques
  Mestres da F-1
  Vitórias na F-1
  Galeria de Vitórias

• Pilotos
  Fórmula 1
  IndyCar
  Fórmula 2
  Nascar
  Xfinity
Fórmula
  Fórmula 1
  Fórmula E
  IndyCar
  Fórmula 2
  Indy Lights
Turismo
  Nascar
  Xfinity
  DTM
  Stock Car

Brasileiros no Mundo
Motociclismo
  MotoGP
  SuperBike

Rali
  Mundial WRC
  Rali Dakar
Extras
  Masters of F-3
  GP Macau de F-3
  Corrida dos Campeões
  24 Horas de Le Mans

  Política de Privacidade

                    © 1997-2017 by Panizo                      •     Grupo PYPbr.com